Clube Guarani vai criar Museu do Esporte
O Clube Esportivo Guarani foi fundado no dia 14 de outubro de 1934. Daquela época até hoje em dia se estabeleceu uma relação íntima com o esporte. As equipes esportivas de futebol e bocha do clube sempre tiveram muita tradição na região. A partir do próximo ano, toda essa biografia terá uma sala de 56 metros quadrados, destinada a ensinar e inspirar as novas gerações. “O museu de esporte do Guarani é um sonho que pretendemos realizar”, revela o presidente do conselho deliberativo do clube, Jorge Bianchini.
A idéia ganhou força pouco mais de 2 anos atrás. Na festa de aniversário do clube, em 2005 eles, reuniram e homenagearam os atletas que defendiam as cores do Guarani, da década de 1940 até a de 1970. Jorge Bianchini já visitou o memorial de clubes como Flamengo, Vasco da Gama e São Paulo e, nesses lugares, testemunhou o quanto é importante registrar e contar a história de um clube. A diretoria atual do Guarani pretende inaugurar o Museu do Esporte em outubro de 2009, durante as comemorações dos 75 anos do Clube Esportivo Guarani.
Casa de Brusque será fonte de pesquisa O acervo do museu contará com troféus, fotos, documentos faixas de títulos históricos e uniformes cinqüentenários. “O objetivo é resgatar a imagem do clube e mostrar as nossas conquistas no esporte”, afirma Jorge. Com auxílio do Museu e Arquivo Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, os membros do clube conseguiram obter a ata de reunião da 1ª diretoria. Apesar de enfrentar sérios problemas para se manter, a casa idealizada pelo historiador Ayres Gevaerd irá contribuir com a sociedade durante a pesquisa histórica do clube, fornecendo documentos e jornais antigos.
As novas instalações do clube não se restringem somente ao museu. Uma nova portaria e sede administrativa estão sendo construídas. Esse prédio abrigará o museu. “O clube precisa se adaptar ao momento atual e melhorar todas as instalações”, conta o presidente do clube, Osmar Boos. Sobre a construção do museu do esporte o presidente Osmar fala com grande orgulho: “Ano que vem celebraremos 75 anos, nada melhor do que trazer o passado ao presente e mostrar a história dos filiados, fundadores e atletas”, comemora. A prática esportiva entre os associados é preenchida com futevôlei, judô e futebol de salão. Este ano o clube irá sediar outra etapa do sul-brasileiro de futevôlei, as quadras de areia do Guarani á receberam essa competição em 2007.



